Skip to content
julho 19, 2011 / cassiomarques

O desrespeito do Banco Santander: Como não tratar seu clientes

Sempre usei esse blog para falar sobre desenvolvimento de software, mas como é um dos melhores canais de comunicação que possuo, vou utilizá-lo para me manifestar quanto aos imensos transtornos que o Banco Santander vem me causando. Peço desculpas a todo mundo que lê o blog e garanto que isso não se tornará algo frequente. Esse continuará sempre sendo um blog sobre programação de computadores.

Há 4 meses venho tendo problemas com o Banco Santander. Sou cliente deles desde 2003, mas infelizmente chegou em um ponto que não dá mais para manter. Por trabalhar para uma empresa americana, preciso realizar uma operação de câmbio a cada 15 dias, período no qual recebo as remunerações pelo meu trabalho. Desde a primeira vez esse processo se mostrou extremamento complexo e desorganizado. É necessário levar o contrato que eu tenho com a empresa, tive que levar minha declaração de imposto de renda, preencher trocentos papéis, perder dia de trabalho, perder horas e mais horas dentro da agência… E cada vez que recebo dinheiro dessa forma eles cobram uma taxa de R$ 90,00.
Para que esse processo funcione, é necessário que seja feito um cadastro, indicando que eu estou apto a receber dinheiro do exterior (e que não sou um laranja servindo para lavar dinheiro ilícito, etc). Até ai tudo bem. Mas, como as coisas funcionam super bem, fizeram meu cadastro de forma errada e não conseguem corrigir. Resultado? A cada 15 dias preciso voltar ao banco, levar novamente o meu contrato, que é enviado por FAX (2011, alguém?!) e preencher um papel que eu preciso assinar na agência. O processo todo, desde quando o dinheiro é enviado dos EUA até que eu consiga tê-lo em minha conta leva cerca de 6 dias. Absurdo, pra dizer o mínimo, pois mesmo o dinheiro já estando liberado na central de câmbio do Santander, ainda preciso esperar 3 dias para que o mesmo caia na minha conta.
O cúmulo do absurdo aconteceu agora, no pagamento que eu deveria ter recebido até o dia 15. No dia 13/07 fui até a agência assinar novamente o boleto de câmbio e levar meu contrato para ser enviado por FAX para a central. Com isso, acreditava que até o dia 15 estaria com o dinheiro. Até ontem, dia 18, nada do dinheiro. Liguei novamente, falei com a gerência da minha conta, na agência da cidade de Caieiras-SP (agência n° 0821) e apesar da boa vontade de quem está me atendendo, nada foi feito. O Santander possui uma organização estúpida, onde um gerente e nada é a mesma coisa, pois eles não possuem alçada nenhuma para resolver os problemas, tendo que enviar EMAILS e aguardar que a central de câmbio resolva.
Sabem o que aconteceu? Ontem à noite, 18/07, o SANTANDER COBROU A TAXA DE R$ 90,00 PELA OPERAÇÃO DE CÂMBIO, *ANTES* DO VALOR SER CREDITADO NA MINHA CONTA. Esse foi o cúmulo do absurdo. Já se passaram 6 dias desde que fui ao banco assinar o boleto de câmbio, tenho contas que venceram e das quais terei que pagar multas, etc. Quem arca com isso? E meus planos? E meu orçamento? Santander, vocês são um lixo. Possuem um slogan “Vamos fazer juntos?”, que com certeza significa “fazer piada”. Aliás, “juntos” deve ser vocês e meu dinheiro, que está sendo investido para vocês lucrarem, ao invés de devidamente depositado em minha conta. Fica aqui minha tremenda insatisfação com o serviço prestado por vocês. Vocês não merecem me ter em seu banco, pois não respeitam seus clientes. Santander nunca mais.

9 Comentários

  1. lucas renan / jul 19 2011 6:34 pm

    cassio,

    eu tenho o mesmo problema com eles, sempre foi complicado receber dinheiro do exterior, tenho que fazer esse processo como vc faz sempre, levar contrato, assinar e como vc mencionou no post.. gerente e nada é a mesma coisa, pq eles nunca sabem como realizar operações de cambio..
    eu já achava ruim qdo era real, agora que fundiu com o santander, ficou pior..
    sempre que vou na agencia para tentar resolver essa burocracia.. fico lah por horas..
    lamentavel

    • roberson / jul 19 2011 6:49 pm

      Cassio:
      um rapaz que trabalha comigo teve esse problema também.
      Mudou para o Itaú e o atendimento foi outro: até via banco online ele recebia, sem burocracia.
      Mas quanto à taxa, ele disse que não tem como fugir não. O itaú era mais barato.

      • cassiomarques / jul 19 2011 6:51 pm

        Não me importo em pagar por um serviço bem feito, o problema é pagar por um serviço mal feito antes mesmo do processo ser concluído :)

  2. jo / jul 19 2011 7:33 pm

    Tente o HSBC… Apesar de que banco é tudo a mesma merda… Já trabalçhei em 3 e sei como as coisas funcionam (ou não funcionam) internamente… boa sorte

  3. Jorge / jul 20 2011 4:55 am

    Já passei por situações assim também com esse “banquinho” de segunda. Tentei também o Itaú e também foi complicado. Há 1 ano estou recebendo via Banco do Brasil, até agora sem nenhum problema.

  4. Anderson Sanches / jul 20 2011 5:30 am

    Cássio, eu também já tive problemas com o Santander. Fazia todo mês um TED – pelo telefone pois essa operação aparecia bloqueada no site – pra minha conta no Itaú Personnalité, com aproximadamente o mesmo valor. Um belo dia um funcionário me informou que eu não poderia fazer o TED naquele valor. Eu deveria dividir em dois, e assim pagar duas vezes também. Óbvio que o funcionário do banco sabe que TED não tem limite. Ele só queria fazer pressão para eu mudar o tipo de conta. Só consegui resolver indo até a agência e ameaçando chamar a polícia. Na semana seguinte fechei a conta, e alguns meses depois comecei a receber uma fatura de cartão de crédito que eu nunca havia pedido, e que foi emitido depois de eu ter encerrado a conta. Até conseguir cancelar esse cartão, liguei mais de 20 vezes no banco.

    Santander nunca mais.

  5. Lucas Motta / jul 20 2011 7:43 pm

    Engraçado, eu acabei de voltar do Santander e tive basicamente o mesmo problema: Receber $$ do exterior.
    Eu já havia ligado na central de câmbio e eles confirmaram que a grana já estava disponível, mas eu precisava ir no banco para liberar o pagamento.
    Chegando na agência, a gerente fala que o sistema do câmbio está fora deste ontem. E aí, quem precisa, se fode?
    É uma palhaçada este banco. Apesar de que eu já tive experiências muito desagradáveis com o HSBC também, mas pelo menos o Internet Banking deles funciona.

    Ainda bem que estou caindo fora deste banco e deste país ridículo.
    Boa sorte aí Cássio, precisa de muita força e paciência!

  6. matheus lopes / jul 21 2011 7:59 pm

    não posso falar do santander pois nunca tive conta la, mas quando recebia dinheiro do exterior pelo banco do brasil, era exatamente a mesma burocracia (nao me recordo dos valores das taxas tambem)… nao sei se tem como fugir dessa burocracia chata, se alguem souber um banco que descomplique compartilhe com a gente!

    eu preciso receber uma quantia muito alta do exterior e to com medo de faze-la pelo banco, por que sei que vao me pedir 400s documentos e cobrar taxas absurdas

    pra quem tem paypal, é uma saida interessante receber o dinheiro, o problema é que o valor cambial que eles utilizam é sempre abaixo da real (se o dolar tá 1,50, eles fazem a transferencia como se ele valesse 1,45, por ex), só que o dinheiro cai em no max 3 dias sem burocracia nenhuma… dependendo da quantia é interessante o serviço!

  7. Lucas Mendes Rodrigues / jul 21 2011 10:30 pm

    Não sei se para receber dinheiro de fora ele é bom, mas, até hoje, não vi melhor home banking melhor que o Bradesco. É banco do povão, porém, até então, sempre funcionou para mim.
    Banco é foda! Máfia legalizada!

Os comentários estão desativados.

