Skip to content
dezembro 28, 2010 / cassiomarques

Meu Ambiente de Desenvolvimento

Alguém começou com a idéia de descrever seu ambiente de desenvolvimento e passar a bola para outros desenvolvedores, criando uma sequência de posts sobre o assunto. O Cairo Noleto descreveu o ambiente dele e passou a bola para mim e mais alguns outros. Aqui vai minha participação.

Máquinas / Sistemas Operacionais

Uso um MacBook Pro 13″ como minha máquina principal para desenvolver. Tenho outro notebook com Ubuntu que no momento está fora de combate, com o HD danificado. Quando estou com ambas as máquinas funcionando uso o Sinergy para compartilhar teclado e mouse entre as duas máquinas, funciona muito bem. Quando estou em casa mantenho o Mac ligado o tempo todo a um monitor externo de 22″, deixando no monitor do Mac somente um terminal aberto com algum log que precise acompanhar ou coisas do tipo.

Terminal

Inicia automaticamente quando ligo a máquina. Tentei usar o zsh mas acabei voltando pro bash. Talvez tenha sido falta de paciência para configurar melhor as coisas e parar para aprender de verdade. Ou não. :)

Mantenho sempre pelo menos 3 abas abertas. Se estou trabalhando em um projeto Rails, por exemplo, mantenho uma aba só para os logs, outra rodando uma sessão do tmux dividida ao meio, um lado para rake tasks, rodar testes, etc, e o outro lado com o console do Rails. A terceira aba deixo para uso geral, independente do projeto. Às vezes posso ter mais uma outra aba aberta conectada a algum servidor via ssh. E como citado acima, às vezes mantenho outra janela do terminal aberta no monitor do notebook.

Editor

Passo 100% do tempo com o MacVim aberto. Já era usuário do Vim antes de usar Mac e comecei a usar bem antes da nova moda :) Não cheguei a usar TextMate porque quando usava Linux já me virava bem com o Vim e não vi porque aprender outro editor quando fui pro Mac. Tenho estudado Objective-C e estou tentando usar o XCode só para interagir com o projeto e criar as telas, mas tento editar o código sempre pelo Vim também. Sempre que tento usar outro editor, digito como se estivesse no Vim e só faço besteira. Esse foi um dos motivos que me fez usar o Eclim para desenvolver em Java, quando preciso, o que tem sido raro.
Tenho usado o PeepOpen para abrir arquivos no MacVim e tem sido legal. Mas em aplicações Rails ainda prefiro bem mais usar os atalhos do Rails.vim.

Browser

Mantenho o Chrome 100% do tempo aberto e uso como browser principal enquanto estou desenvolvendo. Só abro outros browsers para testar o resultado final das coisas (e fecho o mais rápido possível). Preciso me educar melhor e tentar manter menos abas abertas ao mesmo tempo, mas quando tenho 20 abas abertas, considero que estou me controlando :)

Outros softwares

  • Tunnelblick: Cliente opensource para VPNs que usem o OpenVPN. Preciso estar conectado o dia todo à rede de um dos meus clientes e esse programinha funciona perfeitamente bem.
  • Adium e Skype: Indispensáveis para quem trabalha remotamente como eu e precisa fazer reuniões com a equipe, falar com os clientes, etc
  • iTunes: Aberto 100% do tempo.
  • Git: Porque eu versiono tudo que posso, não só projetos mas também documentos pessoais

Música

Ouço música 100% do tempo quando estou trabalhando. Além de ser viciado (quem não gosta de música é louco), por trabalhar em casa e ter N distrações que podem me atrapalhar, a música ajuda a me manter concentrado e manter o foco.

É isso. Acho que meu ambiente é bastante simples, nada que fuja do normal acredito eu. Passo a bola agora pro @jtadeulopes, pro @thiagopradi e pro @qmx.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. Lucas Catón / dez 28 2010 1:36 pm

    Postei meu ambiente também :)

    http://blog.lucascaton.com.br/?p=665

  2. Marcelo Cajueiro / dez 28 2010 3:12 pm

    Bem bacana o post.

    Uso também o Vim para desenvolver, se torna meio que viciante depois que começa.
    Quanto ao número de abas, fico feliz de não ser o único louco com um milhão de abas abertas! haha

    Abraços.

  3. Heber / fev 12 2011 4:50 am

    Cassio, só por curiosidade, que tipo de musica costuma escutar?

    • cassiomarques / fev 12 2011 5:37 am

      Isso varia muito, sou a melhor definição de eclético. Vou do hip-hop ao black metal sem problema algum. Acho que isso dá papo para horas :)

Deixe uma resposta

