Skip to content
maio 7, 2008 / cassiomarques

Java cada vez mais complicado e dando tiros no próprio pé

Passeando pelos links que o feed do DZone me entrega diariamente, acabei de encontrar esse post. Ele fala um pouco sobre a proposta da JSR 308, especificação que visa possibilitar a associação de annotations a atributos de métodos, parâmetros de tipo utilizados nas declarações com generics, entre outras aberrações. Assim, você poderia escrever código como:

List<@NotNull String> lista = new ArrayList<@NotNull String>();

ou ainda

public @UmaAnotacao String umMetodo(@OutraAnotacao String atributo) { //... }

Bizarro não?

A idéia aqui é fazer com que o compilador seja responsável por análisar alguns aspectos do nosso código e prevenir erros. Assim, alguns casos onde a ocorrência de um NullPointerException for possível, por exemplo, poderiam ser automaticamente indicados pelo compilador.
Minha pergunta é: Se o cara não sabe o que está fazendo então a responsabilidade é sempre do compilador? E o preço para isso, uma sintaxe excessivamente verbosa, complexa e insuportável de se escrever é um preço justo?
Java trouxe algumas facilidades para o programador, como garbage collection, que livra o programador de tentar se lembra (porque frequentemente se esquece) de liberar recursos alocados dinamicamente pelo programa. Isso foi algo útil (mas hoje em dia implementado por várias outras linguagens), pois aumentou a agilidade com que as aplicações poderiam ser escritas. Agora, sinceramente… Essa especificação visa fabricar macacos de código que sejam muito bons em digitação e não necessariamente muito bons em raciocínio.
Por isso que eu estou cada vez mais inclinado a usar Ruby, Python, Javascript e tudo o mais para qualquer projeto novo que começo hoje em dia… Quero me concentrar na solução dos problemas, não ficar digitando e deixando que o compilador seja minha babá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: