Skip to content
abril 7, 2007 / cassiomarques

Novo tema para meu TG

… e era um vez um tema para meu trabalho de graduação. Inicialmente (como pode ser visto alguns posts atrás) eu iria fazer um trabalho sobre a maratona de programação (ICPC). A idéia era criar um espécie de manual para o pessoal utilizar, principalmente os alunos da minha universidade que fossem montar times para participar da maratona nos próximos anos. Essa idéia havia surgido a partir de um projeto de um professor (que é o orientador do meu trabalho, tanto este antigo quanto o atual), onde criaria-se times com esquemas de treinamento durante o ano, seletivas internas, etc. Meu trabalho acabaria sendo mais um material de apoio no estudo.
Acontece que, aparentemente, a universidade tem outras prioridades… nada de apoio, nada de ceder salas, nada de desconto para os alunos das equipes (que gastariam seus fins de semana para representar a universidade)… nada! Logo o projeto foi deixado de lado e, por bom senso, o tema do meu TG foi alterado.
A nova proposta é algo bastante divertido, estou gostando! A idéia é fazer um amplo estudo das metodologias ágeis de desenvolvimento, mas de uma forma prática: Aplicação direta em um caso de estudo. O caso de estudo consiste na criação de um sistema para utilização na Clínica de Psicologia da universidade. Existe um projeto da Clínica para “encaminhamento do profissional ao trabalho”. Meu trabalho é criar um portal web onde profissionais possam cadastrar seus dados e onde empresas possam buscar por estes profissionais.
Ok, até ai nada de novo. Mas é exatamente ai que entra a Clínica de Psicologia. A Clínica oferece alguns serviços aos profissionais, onde entre outras coisas, é realizado um estudo de seus perfis profissionais. Unindo estes perfis e as informações profissionais, as empresas contratantes podem realizar buscas muito mais ricas e selecionar tipos específicos de profissionais. Além disso, pode-se realizar trabalhos com os profissionais afim de sanar determinados problemas que os atrapalhem a conseguir novas colocações.
Serão aplicadas diversas idéias para busca e data mining para fornecer às empresas resultados os mais exatos possíveis. Sempre que a empresa abrir um vaga e selecionar os possíveis candidatos, estes serão avisados via email.
Um detalhe bastante interessante são os estudos estatísticos que podem ser realizados a partir destes dados.
Outro ponto importante é que serão utilizadas somente ferramentas open-source no desenvolvimento. Isso inclui Java, Mentawai, Subversion, Eclipse, Prototype, Hibernate, PostgreSQL, etc…
Vamos ver o quão longe conseguiremos chegar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: