Skip to content
janeiro 16, 2007 / cassiomarques

TG

Este mês comecei a escrever meu Trabalho de Graduação. Se há um conselho que posso dar a qualquer um é: Não faça como eu, não deixe para o último ano. Eu quis começar antes, mas enrolei tanto que acabou não acontecendo. Agora estou atolado de coisas no trabalho, gastando boa parte do meu dia dentro de um ônibus e tenho a impressão de que este último ano não será moleza. A conclusão? Se eu bobear não termino o trabalho. A vantagem (é, tem que haver uma pelo menos) é que vou escrever sobre um tema que me agrada, que acho muito divertido.
A proposta é bem diferente da maioria dos trabalhos que estou acostumado a ver. A idéia é criar um manual para competições como o ICPC, a IOI e competições afins. Tive a oportunidade de participar da maratona de programação por dois anos. Na verdade o interessante não é participar das competições em si, mas sim resolver os problemas. Esses problemas são viciantes. qualquer um que goste de programar e de resolver problemas que mexem com o raciocínio deveria tentar. Existem diversos sites interessantes com sistemas capazes de analisar seu código e dar um veredito praticamente em tempo real. O mais bacana deles é o site da Universidad de Valladolid, na Espanha. o endereço é http://acm.uva.es/problemset/, crie uma conta e vá se divertir!

No TG pretendo falar da história da competição, analisar as regras e, claro, os problemas e as técnicas de programação necessárias para resolvê-los. Strings, estruturas de dados, ordenação, matemática, grafos, programação dinâmica… estará tudo lá. Se eu irei me divertir? MUITO.
Conforme eu for avançando com o trabalho vou postando aqui algumas coisas interessantes :-)

Deixe uma resposta

